13 GOTAS

A tese das ’13 gotas’ surgiu de um estudo do instituto Akatu, mostrando que a cada 10 litros de toda a água do planeta, somente 13 gotas são consumíveis pelos humanos. ‘Apesar do planeta ser coberto de água, nem todos sabemos que nem toda água pode ser utilizada’, conta Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

A Peça:

Num laboratório, dois cientistas ‘malucos’ explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água – gasoso, líquido e sólido – são mostrados, assim como os ciclos de chuvas. ‘A peça mostra como estamos imersos em água, e muitas vezes não notamos’, conta Mariane.

Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, nos mares, e água doce, em seus rios, em menor quantidade. E que, por isso, é preciso que se tenha consciência do uso desse bem do chamado ‘planeta azul’.

Faixa etária – 3 a 11 anos

Duração do espetáculo: 20 minutos

Ficha Técnica:

Concepção_ Mari Gutierrez
Texto_ Marília de Toledo
Direção_ Wanderley Piras
Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Fabio de Sousa, Júlia Barnabé, Kelly Guidotti, Nilton Marques, Nina Rocha, Tita Azevedo e Thiago Talles
Trilha sonora_ César Maluf
Criação de cenário_ Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Confecção de bonecos_ Cecília e Thiago Paiva
Direção de produção_ Mari Gutierrez
Coordenação de produção_ Aldo Andreetta
Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão
Produção de campo_ Leonardo Brandão e Thiago Castelani
Design gráfico_ Sato do Brasil e Murilo Thaveira> casadalapa
Fotos_ Mari Gutierrez
Técnicos de som e luz_ Roger Borges e Henrique Hertzel
Motoristas_ José Valério e Renner Santos
Direção administrativa_ Jackson Iris
Assistente financeiro_ Glaucia Souza
Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação
Realização_ BuZum!
Este espetáculo estreou em 2014 na cidade de São Paulo.

Já realizamos mais de 670 apresentações para mais de 31 mil crianças em 54 cidades do país.