BUZUM! CONVIDA: WANDERLEY PIRAS

BUZUM! CONVIDA: WANDERLEY PIRAS

Na sessão do “BuZum! Convida” aqui do Blog do BuZum! convidamos Wanderley Piras, o diretor dos oito espetáculos da companhia.

10 DICAS PARA BRINCAR DE TEATRO:

Sou o diretor dos espetáculos do BuZum! e observando os adultos e as crianças que assistiram às peças notei que muitos saiam do ônibus estimulados em fazer ou brincar de teatro, então pensei em trazer algumas informações que poderiam contribuir com o fazer teatral.

Este texto é direcionado para todo mundo que tem vontade de inventar e criar. Dê uma olhada, chame os pais, amigos, alunos e comecem a brincar de teatro.

1- Fique ligado: fique atento as histórias que passam pela nossa frente (e passam muitas), pode ser algo que você leu, uma história que alguém da família te contou, uma que você viu (na rua, na escola) ou mesmo um sonho que você teve.

2 – Hora de escolher: vão aparecer bastante histórias então é o momento de escolher aquela que você achou mais legal, ela pode ter coisas divertidas, que falem de algo diferente, ou que mostrem coisas que possam emocionar. Ah é legal que seja simples.

3 – Convidando a galera: chame uns amigos e fale de sua ideia, conte a história e convide eles para fazer junto com você, explique que cada um ajuda como gostar, fazendo os personagens, as roupas, arrumando os objetos, o legal, é fazer junto porque teatro é mais gostoso em grupo.

4 – Espaço: libere o lugar que você vai usar, afaste móveis e tapetes escolha onde será o lugar que você vai mostrar a história e o lugar onde a pessoas vão assistir. Pronto está indo bem, você acaba de criar o palco e a plateia no espaço.

5 – Objetos: para ficar mais fácil de mostrar esta história você pode usar cadeiras ou mesas, tecidos (poder ser blusa, lençol, cobertor, etc.), objetos diversos (caixas de papelão, sapatos, brinquedos, etc.). Deixe tudo perto e se precisar é só pegar.

6 – Distribua os personagens: hora de conversar e combinar quem faz o que na peça. Isso é importante você saber e ajuda muito. No Teatro você pode ser tudo, isso mesmo tudo, o carteiro ou papel de carta, o padeiro ou o pão, o jardineiro ou a árvore e todos são muito importantes. Aliás o que seria do padeiro se não existisse o pão, não é mesmo?

7 – Hora de inventar: depois que ficou claro para todos como é a história, os personagens, o começo , o meio e o fim, entrem no espaço e comecem a mostrar a história , falando, cantando, se movimentando, sozinho, em grupo, peguem os objetos e tecidos, coloquem as cadeiras e tirem , brinquem, se divirtam, mas não esqueçam tentem chegar até o final. Quem não estiver em cena fique de lado atento para a sua hora de entrar. Parabéns vocês acabaram de improvisar isso é muito importante no Teatro, vocês criaram deixaram a história viva.

8 – Negociações: depois da improvisação muitas ideias vão surgir, isso é muito bom, mas é importante acertar tudo antes de apresentar. Conversem, entre em acordos, façam negociações, ajustem os detalhes para que todos fiquem satisfeitos. Lembrem-se, nem sempre todas as ideias vão caber neste momento, isso é simples, guarde elas para novas peças.

9 – Treinamento: então para todo mundo ficar bem seguro do que vai fazer é importante repetir algumas vezes a peça até o final, de preferência sem parar. Parabéns você esta ensaiando sua peça.

10 – Hora de apresentar: convide as pessoas, vale escrever um bilhete, um convite (não esquece de colocar hora e lugar), mande recado pelas redes sociais, fale para os amigos e parentes, divulgação é muito importante. Prepare o espaço para receber as pessoas, faça uma roda com seus amigos para concentração, coloquem-se nas suas posições e divirtam-se. Uma peça de teatro para ficar completa precisa de alguém assistindo, agora sim, parabéns, sua peça vai começar. Se quiser, um pouquinho antes vá na frente falar o nome da peça e agradeça a todos pela presença.

11 – Não eram dez dicas? Calma gente no Teatro é assim as coisas podem se modificar, vamos ficar abertos para mudanças. Lembrei de uma coisa. Para fazer teatro não existe fórmula nem dica melhor que ter vontade, juntar uma galera, deixar a imaginação rolar e se divertir.

deixe um 💬