ESTREIA MAMULENGO

ESTREIA MAMULENGO

BuZum! estreia espetáculo “Mamulengo” no MIS-SP

No dia 19 de fevereiro, a cia BuZum! estreia o espetáculo Mamulengo na Maratona Infantil do MIS-SP (Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), que nesta edição apresenta uma programação especial pré-carnaval. A cultura popular vivenciada por bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco é o tema da nova temporada, que segue por todos os domingos de fevereiro e março no Museu (dias 26 de fevereiro; 5, 12, 19 e 26 de março), com entrada franca.

O enredo envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”.

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntos. Enquanto uma criança é mais voltada à tecnologia e brinca com um ‘smartphone’, a outra tem uma mala com um ‘segredo’. Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O Mamulengo
O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual. Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos. Tradicionalmente, as apresentações são feitas em praças públicas ou durante festejos religiosos, que podem durar horas ou dias, com temáticas bíblicas ou atualidades. Em 2015, o Mamulengo recebeu a titulação de Patrimônio Cultural do Brasil, reconhecimento dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Maratona Infantil MIS
Um domingo por mês, o Museu da Imagem e do Som promove uma programação gratuita para crianças e famílias. Entre 10h e 17h, diversas atividades acontecem em diferentes espaços do Museu, incluindo uma sessão de cinema, contação de histórias, espetáculos de teatro, espaço de troca de figurinhas, oficinas, entre outras atrações. A edição de fevereiro traz uma programação especial pré-carnaval.

Serviço
BuZum! estreia Mamulengo na Maratona Infantil no MIS-SP
Dias 19 e 26 de fevereiro e dias 5, 12, 19 e 26 de março (domingos)
Horários: 10h30, 11h30, 12h, 14h, 14h30, 15h30, 16h30
Retirada de senha no local com 40 minutos de antecedência
Entrada Franca
Classificação: Livre
Capacidade: 40 pessoas por sessão

MIS – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)
Contatos: +55 (11) 2117-4777 | www.mis-sp.org.br
Classificação Livre

BuZum! – Redes Sociais Oficiais
Facebook: www.facebook.com/ProjetoBuZum
Youtube: www.youtube.com/CanalBuzum
Instagram: www.instagram.com/ProjetoBuzum

deixe um 💬