QUEM SOMOS

 

Teatro e educação são o combustível que movem o Buzum! Brasil afora. O projeto nasceu em 2010 da vontade conjunta de Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez. Eles uniram paixão e experiência para levar teatro de bonecos para escolas, crianças e adolescentes que ainda não conhecessem ou tivessem dificuldade de acesso a esse mundo lúdico.

O BuZum! segue a mesma trilha dos saltimbancos da idade média, que iam com seus pequenos teatrinhos de cidade em cidade, alegrando adultos e crianças, inventando mundos onde tudo é possível. Repete caminhos feitos por Garcia Lorca, um andarilho da arte e bonequeiro, que percorria a Espanha com apresentações populares. Segue estradas já percorridas pelos mamulengueiros, os bonequeiros populares do Nordeste, que encantam plateias do interior do país desde os tempos coloniais.

Esse espaço de sonhos carrega consigo todo o equipamento teatral necessário para os espetáculos: tem plateia, tem palco, iluminação, sonorização, ar condicionado… – sim senhor!. É um ônibus especialmente reformado que chega à porta das escolas, creches, casas, praças, parques… Um teatro que vai ao encontro do seu público, com clima intimista e bonecos que encenam diferentes histórias e situações.

Chega as crianças onde elas estiverem. São seis sessões por dia, com 20 minutos cada, tempo exato para não interromper a dinâmica da escola, a criança sai da sala, entra no BuZum!, assiste ao espetáculo e volta pra sala, tudo isso em menos de 45 minutos, duração média de uma aula. A cada dia um novo lugar, novas escolas, novos públicos. O projeto conta com o apoio de leis de incentivo à cultura, como a Rouanet, do governo federal, o Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo de São Paulo, a Lei de Fomento ao Teatro na cidade de São Paulo, o Procultura da Funarte, além do Premio Zé Renato de incentivo ao Tetro na cidade de São Paulo. Hoje, são oito peças em repertório que percorrem o país com o apoio de algumas empresas. Parcerias que tornaram possível rodar 150 mil quilômetros para realizar mais de 6.000 apresentações, em 250 cidades.

Os números tornam o BuZum! o maior projeto itinerante de teatro infantil do Brasil, com 300 mil espectadores. Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

As apresentações gratuitas, em escolas públicas, aliam o espetáculo do palco com o conteúdo da sala de aula. Além de encantar, transformam o aprendizado em um mundo mágico. O projeto fornece para as escolas material pedagógico, desenvolvido em parceria com o Instituto Saberes, para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganham um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Dentro do ônibus, elas esquecem onde estão e tornam-se plateia: mergulham no espetáculo, admiram os bonecos, aprendem a sonhar, se divertem e adquirem conhecimentos de forma lúdica. Os estudantes são levados para além dos muros das escolas, sem sair do lugar. São caminhos para o passado, para o futuro para a imaginação de lugares distantes e desconhecidos… Os condutores são bonecos que guiam sorrisos, sonhos e aprendizados. Embarque nessa viagem com a gente!